Dicas pra deixar a casa um brinco

Guardei essa materia do JSC há um tempão, com o propósito de passar adiante, pois eu pelo menos, org1.jpgnão venço a arrumação da casa.... Então lá vai:


BANHEIRO


Azulejos: Limpe a capa de sujeira dos azulejos com água morna e vinagre branco. No rejunte, passe uma escova com cloro.


Banheira: Para eliminar o amarelado de banheiras, utilize uma solução de sal e aguarrás.


Pia: Despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã.org 3.jpg


Vaso sanitário: Aplique uma pasta preparada com bórax e suco de limão e deixe por 2 horas. Depois, esfregue com uma escova. Para dar brilho, lave-o bem e passe um pano empapado em vinagre quente diluído em água.


SALA


Porta-retratos: Limpe os vidros dos porta-retratos passando um pano molhado com uma solução de água e vinagre.


Sofás: Utilize fita adesiva para remover pelos dos tecidos do sofá. Enrole-a nos dedos e depois pressione contra o tecido.


Sofás de couro: Para limpar sofás de couro, utilize um pedaço de camurça umedecido com água. Para sofás de couro branco, use uma bucha vegetal, ou de espuma, com sabonete neutro. Em seguida, hidrate o couro utilizando uma mistura de leite e água em medidas iguais. Para couro sintético, utilize um pano úmido com água quente e um pouco de amoníaco.


Almofadas: Reavive as cores das almofadas passando uma esponja com água e amoníaco (1 colher de sopa de amoníaco para 1 litro de água).


Quadros: Para reavivar a luminosidade das cores de um quadro antigo, esfregue levemente a tela com rodelas de batata crua.


QUARTO


Lençol: Elimine marcas do lençol sem passá-lo a ferro misturando uma parte de álcool com tres partes iguais de água. Borrife sobre as dobras amassadas e passe a mão em seguida. Espere secar e o lençol estará liso novamente.


Mofo: Para evitar a proliferação de mofo em armários embutidos, coloque placas de isopor nas antes da instalação ou, então, certifique-se de que haja uma distância de 5cm entre a parede e o fundo do armário. Pode-se usar respiradouros para o fundo dos armários, que podem ser encontrados em lojas de ferragens. Para eliminar o mofo, coloque dentro do armário 1litro de vinagre fervido e deixe-o agindo por 3 horas.


Prateleiras: Para limpar prateleiras enceradas, lustre-as muito bem com um pano macio para retirar qualquer excesso e deixe arejar por algumas horas. Para forrar prateleiras enceradas, utilize papel vegetal.


Roupas de Cama: Para guardar as roupas de cama de forma mais organizada, intercale os conjuntos com um pedaço de cartolina.


COZINHAorg2.jpg


Paredes e teto: Para tirar a sujeira mais resistente do teto e das paredes da cozinha, molhe um pano com aguarrás e faça a limpeza. Mantenha a janela aberta e as bocas do fogão desligadas, pois a aguarrás é inflamável.


Pias: Se quiser clarear pias brancas, esfregue borra de café. Para limpar as pias de aço inoxidável, utilize um pouco de álcool e vinagre.


Bules e chaleiras: Para eliminar manchas de café e chá de chaleiras, bules ou filtros de café, encha-os com água, adicione 2 ou 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e deixe ferver por 10 a 15 minutos. Depois que o utensílio esfriar, esfregue e enxágue.


Fornos: Se precisar retirar a gordura do forno, aplique a seguinte solução: 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara de vinagre branco, 1 xícara de amoníaco e 3 1/2 litros de água quente. Use luvas.


Louças: Deixe as louças de molho durante 3 horas na água com bicarbonato.Para dar brilho para louças de porcelana, depois de lavá-Ias com água e detergente, deixe-as de molho a água com suco de 1 limão. Em seguida, enxágue e enxugue.



Um comentário:

  1. legal.precisava de dicas assim,rapidas e que funcionam,e o melhor sem custo...
    pq sao coisas que ja temos.

    ResponderExcluir